Arte eletrônica, exposição e oficinas compõem o próximo VISIO.



No dia 3 de março, artistas produzem e expõe coletivamente no quarto encontro presencial do VISIO.

Oficina de Web-documentário, sound design, arte, tecnologia e resultados de ações colaborativas em rede. Estes são alguns dos itens que irão compor a programação da Atelier Coletivo VISIO. que acontece no sábado, dia 3 de março, a partir das 14h no Pátio do ICBA (Corredor da Vitória).
Colaboração e trocas de experiências são palavras-chave do projeto mensal, que até abril de 2012, funciona como um laboratório das artes visuais, incluindo linguagens como fotografia, design gráfico, videoarte, web art, live act, performance, entre outras.

Todos os meses, abre-se espaço para o Dorkbot-SSA, um evento de arte eletrônica, interligado com diferentes cidades do mundo que reúne artistas, programadores, engenheiros, músicos e performers que desenvolvem experimentos com eletricidade. De acordo com Karla Brunet, pesquisadora do assunto e curadora deste projeto, esses encontros aliados ao VISIO. servem para ser uma mostra do que vem sendo produzido nesse âmbito em Salvador, além de estimular a criação de novas obras e parcerias. “Com o intuito de fomentar este tipo de produção, uma criação artística e experimentação na cultura digital, também, tivemos convidados do exterior e de outras partes do Brasil mostrando seu trabalho” revela a curadora. “A mostra dos resultados das oficinas de Arduino e Video Mapping realizadas no Labdebug (www.labdebug.net) em parceria com o VisioLab, fez com que o DorkbotSSA contribuísse para formar um público interessado nos mecanismos e processos de produção de tecnologia na Bahia” acrescenta Brunet.

Outro projeto integrado ao VISIO. é o COLLAB, que estimula a criação colaborativa entre artistas de diferentes localidades e até do exterior, que, juntos produzem obras inéditas exclusivamente pela web. Para Andrea May, curadora do projeto, acontece uma maior conexão entre os artistas, que constroem parcerias e são estimulados a produzir, desbloqueando o modo mais comum de produção em isolamento e individualmente, mas também promovendo a troca de técnicas.

Musicavisual – Em todas as edições do VISIO. a música se faz presente, explorando as possibilidades do Sound Design, que consiste numa música que se harmoniza com a linguagem visual. E das experimentações realizadas ao longo deste processo o músico e produtor Junix, está reunindo vários djs e produtores musicais em oito faixas de ambientação sonora, compostas exclusivamente para o cd intitulado "Músicavisual".
Neste momento, o Atelier Coletivo está promovendo uma convocatória aberta aos artistas visuais de todo o país para criação da capa deste CD que será disponibilizado para download gratuito.
Os interessados podem conhecer as regras do concurso no blog do projeto (http://visioponto.blogspot.com).

Web-documentário – Sucesso na edição passada, a oficina direcionada para crianças e adolescentes voltará nesta edição. A facilitadora atua na área de Vídeo e Dramaturgia, Jamille Fortunato, que explica “o Web-Documentário trata-se de um gênero do mundo atual que tem a pretensão de disponibilizar o conhecimento para um grande número de pessoas. São documentários feitos para estar online, ao alcance de todos. E o que ele traz de inovador é o formato democrático. Ou seja, além da facilidade em poder ter acesso ao material, cada indivíduo pode também ter a possibilidade de produzi-lo”.

A oficina propõe utilizar a câmera fotográfica e o celular, que estão sempre tão à mão de meninos e meninas, como uma ferramenta pedagógica. “É fato que as crianças passam cada vez mais tempo em frente ao computador. Então por que não conscientizá-los para as diversas possibilidades de utilização dos suportes de novas mídias, tais como celular, câmera fotográfica, mp3, entre outros?” provoca Jamille.

Patrocinado pela Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura. A cada edição, o público poderá interagir com a estética visual e conhecerá o resultado das ações colaborativas desenvolvidas em rede pelo uso das mídias digitais, através das mostras de produções de audiovisuais, laboratórios de criação com softwares livres etc.

Serviço:
O que: Visio. – edição fevereiro de 2012, dia 3 de março, a partir das 14h.
Onde: Pátio do ICBA (Av. Sete de Setembro, Vitória)
Entrada Franca.
Contatos com Mônica Santana (Assessoria de Imprensa) – 9118-5501