Fotos III MOSTRA INT. DE PORTFOLIOS no MAM

II MOLA

 
O corpo informa enquanto a boca cala, a ossatura é feita de fibras e tecidos e a política nada mais é que afeto”. OSSO Coletivo de Performance.


A II MOLA - Mostra OSSO Latino Americana de Performances – aporta na Costa do Descobrimento entre os dias 10 e 20 de março. A bordo, performáticos e pesquisadores da linguagem da performance art de diversos países latino americanos ávidos em (re) descobrir a região tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – como patrimônio histórico brasileiro e dotada de extraordinária riqueza natural. Elaboradas a partir do contato dos artistas com a realidade local, as performances serão apresentadas em diversos espaços públicos de Arraial D`Ajuda e Trancoso, distritos do município turístico de Porto Seguro. Debates sobre temas relacionados a performance em espaços públicos, a cena independente na América Latina, também estão incluídos na programação da II MOLA, realizada pelo OSSO Coletivo de Performance e viabilizado pelo edital setorial de artes visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia.  

Fruto de um ciclo de mostras performáticas realizado pelo OSSO em 2009, a MOLA foi criada em 2010 com o objetivo de fortalecer uma rede de performadores na América Latina e ainda inserir a Bahia no calendário dos festivais de performance ao redor do mundo. Levar a linguagem da performance art atualmente bastante restrita aos grandes centros urbanos para outros espaços, permitindo confrontações outras, também são propósitos da MOLA que se configura como uma mostra itinerante de performance e ainda em um fórum privilegiado de trocas de experiências entre artistas e pesquisadores. A comissão de seleção da II MOLA - Rose Boaretto (integrante do OSSO e coordenadora da MOLA), Bia Medeiros (professora do Instituto de Artes da UNB) e Santiago Cao (artista performático argentino) - esteve empenhada em identificar artistas diretamente envolvidos com a cena independente de performance em seus países de origem, e ainda com propostas de trabalhos relacionais voltados para espaços públicos: Anibal Sandoval (Chile), Diana Daf (Peru), George Sander (São Paulo-Brasil), Juan Montelpare (Equador), Laís Guedes (Bahia-Brasil), Lucas Moreira (Bahia-Brasil), Luis Eduardo Martínez (Argentina), Mariana Picart Motuzas (Uruguai), Maria Eugênia Matricardi (Distrito Federal-Brasil), Sara Panamby (São Paulo-Brasil), Tiago Sant`Ana (Bahia-Brasil), Tzitzi Barrantes (Colômbia).



III Mostra Internacional de Portfolios


O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração em sua sede, na ilhade Itaparica, Bahia.
Desde 2001 o Sacatar promove o intercâmbio com a comunidade baiana e já recebeu mais de 200 artistas (artistas visuais, músicos, escritores, etc.) de 51 países, escolhidos através de rigorosos processos seletivos.
 
E, como vem acontecendo desde o ano passado em Salvador, este grupo também será introduzido à classe artística local através da III MOSTRA INTERNACIONAL DE PORTFOLIOS no próximo dia 28 de fevereiro a partir das 14h no Cinema do MAM, Solar do Unhão com entrada franca.

Este evento integra o Projeto VISIO. coordenado por Andrea May e terá como mediadora Eneida Sanches (artista visual e conselheira do Sacatar) além da nova e promissora parceria com o Museu de Arte Moderna sob a direção de Marcelo Rezende.

Artistas participantes:

Daniel Melim – Portugal
Françoise Choveaux – França
Fred Martin – França
Linda Franke – Alemanha
Néle Azevedo – Brasil
Scott Wallace – EUA

O formato deste encontro proposto pelo VISIO. é bastante informal e dinâmico onde falas se alternam com ilustrações audiovisuais e interferências de relevancia para um melhor entendimento dos respectivos portfolios e/ ou projetos a serem desenvolvidos na referida residência. Trata-se, sobretudo, de uma ótima oportunidade de intercâmbio e possíveis parcerias entre os convidados e artistas locais.


Serviço:

O quê: III MOSTRA INTERNACIONAL DE PORTFOLIOS
Quando: 28/02/2013, quinta-feira das 14h às 18h
Local: Cinema do MAM (Solar do Unhão)
Acesso: Entrada franca
Apoio cultural: La Abuela
Mais informações:


Conheça um pouco sobre os artistas:

Daniel Melim, de Portugal, estará em Itaparica e em Salvador montando uma banca de rua onde fará pinturas para o povo agradecer por algo que tenha acontecido em suas vidas. Ele não quer ser pago em dinheiro por suas pinturas, mas através da troca direta por algo que o indivíduo faça ou possua. Sua ideia é reativar hoje o potencial da antiga tradição dos Riscadores de Milagres, em que as pessoas pintavam para agradecer uma graça obtida. Caso não o encontre em uma praça de Salvador ou de Itaparica, basta que o interessado escreva para daniel@danielmelim.com e combine sua sessão. www.danielmelim.com

Françoise Choveaux é uma compositora e pianista francesa que já gravou as obras para piano de Darius Milhaud e também de Heitor Villa-Lobos. A artista tem escrito um grande numero de peças inspiradas nos elementos musicais brasileiros, as quais ela tem apresentado em recitais em vários países. Durante sua estada, Françoise gostaria de aproveitar seu tempo no Sacatar para, se possível, trabalhar em colaboração com a orquestra NEOJIBA e com a orquestra Sinfônica da Bahia, mas ela gostaria igualmente de realizar um trabalho em colaboração com o Conservatório de Música da Bahia, com o objetivo de conhecer mais profundamente a cultura popular e a música baiana, para que possa escrever obras com inspiração nestes elementos baianos durante sua passagem pelo Brasil. www.francoisechoveaux.com

O escultor francês Fred Martin trabalha há anos com a natureza e suas particularidades paisagísticas. No Sacatar, ele pretende interagir fisicamente com os quatro elementos (ar, água, terra e fogo), a fim de criar uma performance e um trabalho site specific. “Pretendo trabalhar com membros da comunidade (crianças e adultos) e artesãos durante a minha estada em Itaparica”, revela o escultor francês. Uma de suas ideias consiste em um projeto comunitário com a participação do povo local, que criaria suas próprias obras de arte. Fred também pretende trabalhar com ceramistas locais e fabricantes de tijolos, de forma a aprender com suas experiências, habilidades e conhecimentos. http://martinfred.blogspot.com

Linda Franke é uma vídeo artista alemã que trabalha com colagens que misturam documentação e ficção. Suas ideias são normalmente relacionadas e direcionadas ao meio ambiente. Em Itaparica ela quer trabalhar em um filme de ficção científica com pessoas e lugares da ilha, misturando um roteiro já existente às histórias reais que a artista encontre na ilha. Aqueles que estiverem interessados em colaborar com seu projeto, atuando ou ajudando a encontrar possíveis entrevistados ou locais para a realização das filmagens, devem entrar em contato com o Instituto Sacatar através do email info@sacatar.org e do telefone (71) 3631-1834. http://www.lindafranke.com/

Néle Azevedo é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Desde 1998 vem atuando no campo das artes visuais e realizando exposições individuais, coletivas e intervenções no espaço urbano. A partir de 2001 dá início ao projeto Monumento Mínimo, tendo como eixo de discussão os monumentos públicos em diferentes cidades de diversos países. As imagens do Monumento Mínimo, receberam atenção mundial a partir da ação realizada em  Berlim, em setembro de 2009, tornando-se um alerta simbólico sobre os perigos do aquecimento global despertanto o interesse para além dos circuitos da arte contemporânea. "No Sacatar eu pretendo me dedicar integralmente à experimentação e estudos de novos materiais; conhecer as especificidades da comunidade local com sua história e  encontrar possibilidades de outras ações conjuntas”. www.neleazevedo.com.br

Scott Wallace é um escritor e fotógrafo que viveu na América Latina durante a maior parte de sua carreira. Colaborador frequente da National Geographic, Scott fez a cobertura jornalística da América Central na década de 1980 para Newsweek, CBS News e para o The Guardian. Ele é o autor de “The Unconquered: In Search of the Amazon's Last Uncontacted Tribes”, um livro que narra uma expedição de três meses da FUNAI na terra da misteriosa tribo indígena dos Flecheiros, situada no extremo-oeste do Brasil. Em 2013, o livro será publicado em Português no Brasil. Durante a residência no Sacatar, Scott espera trabalhar em uma peça teatral baseada em seu livro. Ao mesmo tempo, ele pretende dar seguimento aos trabalhos em um novo livro sobre seu avô, um explorador-aventureiro que viajou na Amazônia e no Himalaia nas décadas de 1920 e 1930. Scott tem particular interesse em conhecer arquivistas, historiadores e jornalistas baianos. http://scottwallace.com


COLLAB divulga seus Power Trios Visuais



Divididos em 10 grupos de trabalho virtual (GTV):


GTV1
BIA SANTOS (Valência - ESPANHA) http://biasantos.espai214.org/index.html
CAIO FERNANDES (Jequié/BA) - http://www.flickr.com/photos/caiobarbo/sets/
REBECA MATTA (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/rebecamatta/
 
GTV2
GOMA – (São Paulo/SP) http://gooooma.blogspot.com.br/
IURI NOGUEIRA (Salvador/BA) http://cargocollective.com/iurinogueira
VINICIUS VIDAL (Salvador/BA) http://www.zuinn.com.br/vinicius_vidal
 
GTV3
DUARDO (Salvador/BA) http://www.duardo.com.br/ 
MATT SHERIDAN (Los Angeles - ESTADOS UNIDOS) http://www.msheridanstudio.com/
 
GTV4
DOUGLAS SCHMALZ (Salvador/BA) http://douglasschmalz.tumblr.com/
PEDRO GAUDENZ (Bern - SUIÇA) http://www.pedrogaudenz.com/
THAIS MOTA (Salvador/BA) http://thaismoa.tumblr.com/
GTV5
KATIA SPAGNOL (São Paulo/ SP) http://artekatiaspagnol.blogspot.com.br/
NILA CARNEIRO (Salvador/BA) www.nilacarneiro.com.br
 
GTV6
ANDRÉ GALO (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/andregalo
FÁBIO SAMPAIO (Aracaju/SE) http://fabiosampaio.carbonmade.com/
SOLANGE VALLADÃO (Salvador/BA) http://sgvalladao.wix.com/fotos
 
GTV7
GABRIEL BOB (Salvador/BA) http://www.behance.net/gabrielbob
IGOR BRASA (São Paulo/SP) http://cargocollective.com/brasa
RAMON GONÇALVES (Salvador/BA) http://cargocollective.com/ramongoncalvez
 
GTV8
EL SIKE (ARGENTINA) http://www.sike.com.ar/
JULIANA BESTETTI (Salvador/BA) http://julianabestetti.wix.com/site
 
GTV9
ALAN ALVES (Salvador/BA) http://cargocollective.com/alanalves
FABIANO GUMMO (Porto Alegre/RS) http://cargocollective.com/fabianogummo
 
GTV10
DENISSENA (Salvador/BA) http://www.denissena.com/
FERNANDO GOMES (Salvador/BA) http://fernandogomesft.tumblr.com/
IGOR ANDRADE (São Paulo/SP) http://igordeolho.carbonmade.com/
 
 

O processo criativo terá início no próximo dia 01 de março e os resultados finais serão apresentados durante o Festival COME BACK ROCK’ROLL que acontecerá em Lençóis, região da Chapada Diamantina/ BA em data a ser divulgada.

Novas doses da crítica de artes baiana

Está online um novo espaço de debate sobre as produções artísticas do estado. 

Através do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o periódico Cítrica, que terá sua versão impressa distribuída gratuitamente, além de um blog (www.fundacaocultural.ba.gov.br/citrica), onde o PDF do jornal e conteúdos extras poderão ser acessados e comentados pelo público. Desenvolvida em processo colaborativo entre profissionais que cursaram a Oficina de Qualificação em Crítica, realizada no final de 2012, e a equipe da FUNCEB, a publicação reúne textos e ilustrações críticas, contribuições de convidados, entrevistas e outros materiais sobre a produção da crítica na Bahia.

Com previsão de quatro edições mensais financiadas pela FUNCEB, o Cítrica tem uma tiragem de 6.000 exemplares, parte dela encartada no Diário Oficial do Estado da Bahia. “A proposta é que esta iniciativa colabore para a abertura de novos espaços de difusão da crítica de artes na Bahia e que os envolvidos possam trabalhar para que o periódico se estruture como um projeto independente e autossustentável, tendo em vista o fortalecimento do campo da crítica no estado”, explica Alexandre Molina, diretor das Artes da FUNCEB.
Na edição de estreia, tem críticas dos participantes Marilda Santanna, discutindo a música brega e os padrões do que é “bom gosto”; Cadu Oliveira, falando do Abraçaço, novo disco de Caetano Veloso; Giovana Dantas, analisando a primeira exposição da artista visual Laura Vinci no Norte/Nordeste, montada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA); e Arlon Souza, tratando de , mais recente espetáculo do Bando de Teatro Olodum. Também há um texto do convidado Marcelo Rezende, atual diretor do MAM-BA, que participou como orientador da oficina e que outra vez discute: o que é a crítica?

Para completar, os leitores vão encontrar críticas ilustradas numa tirinha de Thomas, o Rato de Cinema, de Amanda Aouad e Ari Cabral, e numa charge de Santil. Eles enviaram voluntariamente seus trabalhos, atendendo a uma chamada da FUNCEB para garantir na publicação também o espaço de difusão da tradicional forma de questionar e criticar as realidades sociais através de ilustrações. Chargistas, quadrinistas, cartunistas e ilustradores interessados em divulgar seus trabalhos nas próximas edições do Cítrica podem enviar as imagens para o e-mail citrica.artes@funceb.ba.gov.br, explorando temas relacionados às artes. Da mesma forma, autores baianos de críticas que queiram publicar seus textos podem acessar o regulamento no blog, baixar o formulário padrão, preencher e enviar para o mesmo e-mail. A segunda edição do periódico recebe materiais até o próximo dia 3 de março.


Boardilla #7


A Revista de arte traz em sua sétima edição online os seguintes artistas: Rinat Shingareev, Cecilia Tamplenizza, José Luis, Davide Disca, Anderson Santos, Péricles Mendes, Tito Oliveira, Antonio Rodrigues, Elena Mocchetti.
Clique e confira o altíssimo nível neste LINK.

Reconvexo | Inscrições abertas

I Festival Nacional de Video-Projeções Mapeadas e Interativas


O Reconvexo é um evento nacional que tem como foco as vídeo-projeções digitais interativas e suas aplicações. Iniciar uma trajetória de intercâmbio de projetos e experiências na área de vídeo-projeções mapeadas (Mapping), e contribuir para o desenvolvimento do estudo e prática desse meio artístico no país.
Um evento que propõe resignificar espaços arquitetônicos, exibir trabalhos de artistas, designers, arquitetos, entre outros profissionais e interessados e incentivar a criação de obras contextualizadas no Recôncavo da Bahia.

Será realizado entre os dias 11 e 18 de abril de 2013, nas cidades de Cachoeira e São Felix, Recôncavo Baiano, e em sua programação contará com oficinas, palestra, vídeo-projeções em ambientes externos e instalações em galeria com visitas guiadas e monitoria disponível para atender à comunidade.

A técnica de Mapping se aplica através de vídeo-projeções configuradas conforme as características de cada uma das superficies onde será exibida, trazendo outro significado, textura e imagens ao espaço físico escolhido. Pode ser realizada em ambientes urbanos, objetos, fachadas arquitetônicas, esculturas, entre outras inúmeras posibilidades, estabelecendo relação direta com a geometria da superfície na qual está sendo projetada. É uma técnica que surgiu em contraponto ao formato da tradicional tela de projeção, uma experiência de cinema expandido, de grande potencial artístico e comercial, e um amplo campo de pesquisa e criação.

Infos completas: http://reconvexo.com.br/

 

Sensorium: do mar para o rio



No universo da cultura digital, projeto ocupa Salvador e Cachoeira com arte tecnológica em favor do meio ambiente





Criar um dispositivo móvel sensorial para interagir com o meio ambiente, com a arte tecnológica e, especialmente, com as pessoas. Este propósito do projeto Sensorium: do mar para o rio, à primeira vista, pode soar complicado, mas é justamente a capacidade de amplo acesso que fundamenta sua concepção. Enquanto artistas-programadores experimentam maneiras de concretizar um aparelho que possa medir dados relativos à qualidade da água e do ar, todas as descobertas são compartilhadas com o público através do site www.ecoarte.info. A intenção é que o dispositivo produzido permita que pessoas não ligadas à pesquisa científica possam experimentá-lo e compreender os conteúdos por ele gerados. Este diálogo e repartição de modos de fazer ciência são princípios fundamentais do desenvolvimento da cultura digital, universo em que a iniciativa se insere.



E onde a arte entra nesta história? Ela está em cada argumento, em cada passo. Primeiro, porque quem está botando a mão na massa subverte as práticas de engenharia e, de modo artesanal, faz isto como quem cria um objeto artístico. O dispositivo não é apenas técnico, mas também feito com esmero estético, sem que pareça um artefato científico, e sim algo que preza pela apresentação visual e pela mobilidade – e que possa ser recriado por outros que desejem trabalhar com inovação, percepção, conscientização, mobilização. Afinal, a arte advém destes elementos e se manifesta em tão diversificados meios, se valendo de criatividade e ideias, noções muito presentes no Sensorium.



Segundo porque o dispositivo não será simplesmente colocado no ambiente para que alguém de longe possa consultar os números que ele vai indicar. Sim, ele será utilizado para medir, sentir e interpretar o meio ambiente, com sensores apresentando dados que serão captados e visualizados em tempo real. Ocorre que sua inserção será acompanhada por uma série de ações, oficinas e performances artísticas de interação com o espaço público e a comunidade, com presença de convidados ligados às pautas do projeto, nas duas cidades em que ele se instala, durante três dias em cada uma delas: Salvador (19 a 21 de fevereiro) e Cachoeira (25 a 27 de fevereiro), capital e município do Recôncavo da Bahia, incluindo o trajeto fluvial entre elas (23 e 24 de fevereiro). Em meio às intervenções urbanas, debates e reflexões, cidadãos vão experimentar o uso do dispositivo e ser estimulados a perceber o ambiente que os cerca.



Daí vem a fase de agrupamento, tradução e avaliação dos resultados obtidos. Durante três meses, o trabalho de interpretação e visualização de dados será norteado pela busca de formas artísticas e populares de disponibilizar os seus saldos ao grande público. O que os números dirão e registros de todo o processo, em vídeos e documentações, além dos dispositivos expostos à curiosidade de visitantes, vão então ser reunidos numa mostra no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em julho. Para completar, um DVD vai ser lançado com o intuito de reunir todo este conhecimento, numa tiragem de 500 unidades a ser distribuída para centros de pesquisa, acervos públicos, ONGs e espaços culturais relacionados à arte e à tecnologia.



Coordenado por Karla Brunet, Sensorium: do mar para o rio foi contemplado pelo edital Culturas Digitais 2012, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através de sua Assessoria Especial em Culturas Digitais e Juventude. O projeto é realizado no Grupo Ecoarte, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), que, desde 2009, trabalha com arte e tecnologia, tendo o mar como objeto de estudo e a cartografia como inquietação artística. Agora com Sensorium, o mapeamento, o meio ambiente e a água permanecem, desta vez chegando às águas doces do rio.



AÇÕES EM SALVADOR E CACHOEIRA – E ENTRE SALVADOR E CACHOEIRA


Sensorium promove neste mês de fevereiro experimentações com a comunidade de Salvador e Cachoeira, as duas cidades em que o projeto se instala, além do trajeto de barco de um lugar a outro.



Na capital, as ações têm curadoria de Jean Cardoso, coordenador de produção do Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, local que servirá como base das atividades, que serão realizadas entre 19 e 21 de fevereiro. Daí vem a viagem, nos dias 23 e 24, cujo percurso sai do mar para o rio, com pernoite em Maragojipe, já com o dispositivo em funcionamento, coletando dados e criando o mapa de ligação das duas localidades. Chegando ao município de Cachoeira, os trabalhos ocorrem no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), sob curadoria de Fernando Rabelo, professor da UFRB, entre 25 e 27 de fevereiro.



A programação se formata como uma oficina teórico-prática, com participação de 24 pessoas de áreas multidisciplinares em cada município, selecionadas pelo interesse por arte, tecnologia e meio ambiente. Além de focar nos conteúdos do Sensorium, especialmente a água, seus usos, características e sensações, a oficina vai tratar de questões ambientais como lixo e reciclagem, criação artística e intervenção urbana.



Em Salvador, no primeiro dia, o dispositivo será apresentado aos alunos, com explicitações de como foi feito e de como funciona. Também serão criadas vestimentas com objetos com LED (sigla de Light Emiting Diode, o diodo emissor de luz), que vão ser utilizadas pelos próprios participantes numa saída com o dispositivo pelo Pelourinho. No segundo dia, haverá um bate-papo com o artista e catador de lixo Maverick, que também ministrará uma oficina para criação de obras artísticas com lixo eletrônico, e uma nova intervenção no Centro Histórico, com olhar centrado no tema lixo. Já no terceiro e último dia, a performance percorre um percurso do Pelourinho ao Porto da Barra, interagindo com pessoas, com o ambiente e com as águas encontradas pelo caminho – ainda que escondidas por detrás de grandes construções.



A CRIAÇÃO DO DISPOSITIVO, SEUS PRINCÍPIOS E TECNOLOGIAS


A criação do dispositivo – a obra artística em si, o objeto de experimentação artística e tecnológica – está sendo realizada na sede do Grupo Ecoarte (IHAC/UFBA), cuja equipe, sob curadoria de Toni Oliveira, participa do trabalho colaborativo. Os envolvidos nessa etapa possuem larga experiência no desenvolvimento de dispositivos DIY (Do It Yourself, o emblemático preceito empreendedor do ‘faça você mesmo’ nascido com o movimento punk da década de 1970), bem como de programação computacional. Também há profissionais fazendo consultoria de design de interface, imagem e audiovisual, design sonoro, programação, eletrônica, artes visuais e oceanografia física.



Os princípios orientadores são a priorização do uso de tecnologias (software e hardware) livres e a facilidade operacional do dispositivo e da leitura e interpretação dos conteúdos por ele gerados, a despeito de trabalhar com dados complexos como os ambientais.



O uso do microcontrolador Arduino (hardware livre) permitirá a conexão simultânea dos diversos sensores de leitura (temperatura do ar e da água, umidade relativa do ar, oxigênio dissolvido, raios UV, níveis de intensidades sonoras, níveis de CO2 etc.) a dispositivos de interpretação desses dados para sua visualização (notebooks, tablets e celulares). Algumas das linguagens de programação usadas para o desenvolvimento dos códigos instalados nos arduinos e tablets são Wiring, C++, Java e Processing, que possibilitam a utilização dos códigos em sistemas operacionais diversos, além de serem softwares livres.




SERVIÇO:


Ações e intervenções artísticas em Salvador

Base das ações: Oi Kabum! (Pelourinho)

Quando: 19 a 21 de fevereiro (terça a quinta), 13 às 21 horas

Viagem de barco entre Salvador e Cachoeira

Quando: 23 e 24 de fevereiro (sábado e domingo, pernoite em Maragojipe)

Ações e intervenções artísticas em Cachoeira

Base das ações: CAHL/UFRB

Quando: 25 a 27 de fevereiro (segunda a quarta), horário a confirmar


Realização: Karla Brunet/ Grupo Ecoarte

Apoio: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital Culturas Digitais 2012

Em abril!

http://ilustrafestival.com.br/

POWER TRIOS VISUAIS | COLLAB

O VISIO. convida artistas do Brasil e exterior – designers, ilustradores, fotógrafos (incluindo aqueles que já participaram de edições anteriores) para integrar o núcleo da sua nova edição do Projeto COLLAB: criação colaborativa em rede.

A idéia central é a formação de “power trios visuais” para criação de posters temáticos inspirados no Festival de Rock que acontecerá em Lençóis, região da Chapada Diamantina/ BA no final de Março de 2013. As obras serão expostas num palco-galeria e divulgadas sem fins lucrativos no circuito do referido evento além dos nossos canais virtuais.



Interessados devem enviar link de portfolio online atualizado com o título “POWER TRIOS VISUAIS” até o próximo dia 20/02 para visioponto@gmail.com

Saiba mais: http://projetocollab.blogspot.com.br/

MUROS em Salvador

O projeto Muros: Territórios Compartilhados terá uma nova edição, desta vez em Salvador (BA) e no formato de residência artística.

Criadores de todo o Brasil, inclusive estudantes e residentes em Salvador (BA), podem se inscrever, até 16 de março, pelo site muros.art.br/ 

Serão selecionados 7 criadores, e cada um receberá R$ 3.000 para realizar o trabalho, além de passagens aéreas e hospedagem na capital baiana.

Notícias do SACATAR

O Instituto Sacatar dirige um programa internacional de residência para artistas na sua sede na Ilha de Itaparica, que fica na Baía de Todos os Santos na região metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil. 
Para ficar por dentro das suas atividades assim como convocatórias são publicados com regularidade boletins informativo. Acesse  www.sacatar.org

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