II MOLA
“O
corpo informa enquanto a boca cala, a ossatura é feita de fibras e tecidos e a
política nada mais é que afeto”. OSSO
Coletivo de Performance.
A
II MOLA - Mostra OSSO Latino Americana de Performances – aporta na Costa do
Descobrimento entre os dias 10 e 20 de março. A bordo, performáticos e
pesquisadores da linguagem da performance art de diversos países latino
americanos ávidos em (re) descobrir a região tombada pelo IPHAN – Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – como patrimônio histórico brasileiro
e dotada de extraordinária riqueza natural. Elaboradas a partir do contato dos
artistas com a realidade local, as performances serão apresentadas em diversos
espaços públicos de Arraial D`Ajuda e Trancoso, distritos do município turístico
de Porto Seguro. Debates sobre temas relacionados a performance em espaços
públicos, a cena independente na América Latina, também estão incluídos na
programação da II MOLA, realizada pelo OSSO Coletivo de Performance e
viabilizado pelo edital setorial de artes visuais da Fundação Cultural do Estado
da Bahia.
Fruto
de um ciclo de mostras performáticas realizado pelo OSSO em 2009, a MOLA foi
criada em 2010 com o objetivo de fortalecer uma rede de performadores na América
Latina e ainda inserir a Bahia no calendário dos festivais de performance ao
redor do mundo. Levar a linguagem da performance art atualmente bastante
restrita aos grandes centros urbanos para outros espaços, permitindo
confrontações outras, também são propósitos da MOLA que se configura como uma
mostra itinerante de performance e ainda em um fórum privilegiado de trocas de
experiências entre artistas e pesquisadores. A comissão de seleção da II MOLA -
Rose Boaretto (integrante do OSSO e coordenadora da MOLA), Bia Medeiros
(professora do Instituto de Artes da UNB) e Santiago Cao (artista performático
argentino) - esteve empenhada em identificar artistas diretamente envolvidos com
a cena independente de performance em seus países de origem, e ainda com
propostas de trabalhos relacionais voltados para espaços públicos: Anibal
Sandoval (Chile), Diana Daf (Peru), George Sander (São Paulo-Brasil), Juan
Montelpare (Equador), Laís Guedes (Bahia-Brasil), Lucas Moreira (Bahia-Brasil),
Luis Eduardo Martínez (Argentina), Mariana Picart Motuzas (Uruguai), Maria
Eugênia Matricardi (Distrito Federal-Brasil), Sara Panamby (São Paulo-Brasil),
Tiago Sant`Ana (Bahia-Brasil), Tzitzi Barrantes (Colômbia).
III Mostra Internacional de Portfolios
O
Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de
um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de
residência de oito semanas de duração em sua sede, na ilhade
Itaparica, Bahia.
Desde
2001 o Sacatar promove o intercâmbio com a comunidade baiana e já
recebeu mais de 200 artistas (artistas visuais, músicos, escritores,
etc.) de 51 países, escolhidos através de rigorosos processos
seletivos.
E,
como vem acontecendo desde o ano passado em Salvador, este grupo
também será introduzido à classe artística local através da III
MOSTRA INTERNACIONAL DE PORTFOLIOS no
próximo dia 28 de fevereiro
a partir das 14h no Cinema do MAM,
Solar do Unhão com entrada franca.
Este
evento integra o Projeto VISIO. coordenado por Andrea May e
terá como mediadora Eneida Sanches (artista visual e
conselheira do Sacatar) além da nova e promissora parceria com o
Museu de Arte Moderna sob a direção de Marcelo Rezende.
Artistas
participantes:
Daniel
Melim – Portugal
Françoise
Choveaux – França
Fred
Martin – França
Linda
Franke – Alemanha
Néle
Azevedo – Brasil
Scott
Wallace – EUA
O formato deste encontro
proposto pelo VISIO. é bastante informal e dinâmico onde falas se
alternam com ilustrações audiovisuais e interferências de
relevancia para um melhor entendimento dos respectivos portfolios e/
ou projetos a serem desenvolvidos na referida residência. Trata-se,
sobretudo, de uma ótima oportunidade de intercâmbio e possíveis
parcerias entre os convidados e artistas locais.
Serviço:
O
quê: III MOSTRA INTERNACIONAL DE PORTFOLIOS
Quando:
28/02/2013, quinta-feira das 14h às 18h
Local:
Cinema do MAM (Solar do Unhão)
Acesso:
Entrada franca
Apoio
cultural: La Abuela
Mais
informações:
Conheça
um pouco sobre os artistas:
Daniel
Melim, de
Portugal,
estará
em Itaparica e em Salvador montando uma banca de rua onde fará
pinturas para o povo agradecer por algo que tenha acontecido em suas
vidas. Ele não quer ser pago em dinheiro por suas pinturas, mas
através da troca direta por algo que o indivíduo faça ou possua.
Sua ideia é reativar hoje o potencial da antiga tradição dos
Riscadores de Milagres, em que as pessoas pintavam para agradecer uma
graça obtida. Caso não o encontre em uma praça de Salvador ou de
Itaparica, basta que o interessado escreva para
daniel@danielmelim.com
e
combine sua sessão. www.danielmelim.com
Françoise
Choveaux
é uma compositora e pianista francesa que já gravou as obras para
piano de Darius Milhaud e também de Heitor Villa-Lobos. A artista
tem escrito um grande numero de peças inspiradas nos elementos
musicais brasileiros, as quais ela tem apresentado em recitais em
vários países. Durante sua estada, Françoise gostaria de
aproveitar seu tempo no Sacatar para, se possível, trabalhar em
colaboração com a orquestra NEOJIBA e com a orquestra Sinfônica da
Bahia, mas ela gostaria igualmente de realizar um trabalho em
colaboração com o Conservatório de Música da Bahia, com o
objetivo de conhecer mais profundamente a cultura popular e a música
baiana, para que possa escrever obras com inspiração nestes
elementos baianos durante sua passagem pelo Brasil.
www.francoisechoveaux.com
O
escultor francês Fred
Martin
trabalha há anos com a natureza e suas particularidades
paisagísticas. No Sacatar, ele pretende interagir fisicamente com os
quatro elementos (ar, água, terra e fogo), a fim de criar uma
performance e um trabalho site specific. “Pretendo trabalhar com
membros da comunidade (crianças e adultos) e artesãos durante a
minha estada em Itaparica”, revela o escultor francês. Uma de suas
ideias consiste em um projeto comunitário com a participação do
povo local, que criaria suas próprias obras de arte. Fred também
pretende trabalhar com ceramistas locais e fabricantes de tijolos, de
forma a aprender com suas experiências, habilidades e conhecimentos.
http://martinfred.blogspot.com
Linda
Franke é uma vídeo artista alemã que
trabalha com colagens que misturam documentação e ficção. Suas
ideias são normalmente relacionadas e direcionadas ao meio ambiente.
Em Itaparica ela quer trabalhar em um filme de ficção científica
com pessoas e lugares da ilha, misturando um roteiro já existente às
histórias reais que a artista encontre na ilha. Aqueles que
estiverem interessados em colaborar com seu projeto, atuando ou
ajudando a encontrar possíveis entrevistados ou locais para a
realização das filmagens, devem entrar em contato com o Instituto
Sacatar através do email info@sacatar.org e do telefone (71)
3631-1834. http://www.lindafranke.com/
Néle
Azevedo
é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Desde
1998 vem atuando no campo das artes visuais e realizando exposições
individuais, coletivas e intervenções no espaço urbano. A partir
de 2001 dá início ao projeto Monumento Mínimo, tendo como eixo de
discussão os monumentos públicos em diferentes cidades de diversos
países. As imagens do Monumento Mínimo, receberam atenção mundial
a partir da ação realizada em Berlim, em setembro de 2009,
tornando-se um alerta simbólico sobre os perigos do aquecimento
global despertanto o interesse para além dos circuitos da arte
contemporânea. "No Sacatar eu pretendo me dedicar integralmente
à experimentação e estudos de novos materiais; conhecer as
especificidades da comunidade local com sua história e
encontrar possibilidades de outras ações conjuntas”.
www.neleazevedo.com.br
Scott
Wallace é um escritor e fotógrafo que viveu
na América Latina durante a maior parte de sua carreira. Colaborador
frequente da National Geographic,
Scott fez a cobertura jornalística da América Central na década de
1980 para Newsweek,
CBS News e para o The
Guardian. Ele é o autor de “The
Unconquered: In Search of the Amazon's Last Uncontacted Tribes”, um
livro que narra uma expedição de três meses da FUNAI na terra da
misteriosa tribo indígena dos Flecheiros, situada no extremo-oeste
do Brasil. Em 2013, o livro será publicado em Português no Brasil.
Durante a residência no Sacatar, Scott espera trabalhar em uma peça
teatral baseada em seu livro. Ao mesmo tempo, ele pretende dar
seguimento aos trabalhos em um novo livro sobre seu avô, um
explorador-aventureiro que viajou na Amazônia e no Himalaia nas
décadas de 1920 e 1930. Scott tem particular interesse em conhecer
arquivistas, historiadores e jornalistas baianos.
http://scottwallace.com
COLLAB divulga seus Power Trios Visuais
Divididos em 10 grupos de trabalho virtual (GTV):
GTV1
BIA SANTOS (Valência -
ESPANHA) http://biasantos.espai214.org/index.html
CAIO FERNANDES (Jequié/BA) - http://www.flickr.com/photos/caiobarbo/sets/
REBECA MATTA (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/rebecamatta/
GTV2
GOMA – (São Paulo/SP) http://gooooma.blogspot.com.br/
IURI NOGUEIRA (Salvador/BA) http://cargocollective.com/iurinogueira
VINICIUS VIDAL (Salvador/BA) http://www.zuinn.com.br/vinicius_vidal
GTV3
DUARDO (Salvador/BA) http://www.duardo.com.br/
MATT SHERIDAN (Los Angeles -
ESTADOS UNIDOS) http://www.msheridanstudio.com/
SORA MAIA (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/soramaia/
GTV4
DOUGLAS SCHMALZ (Salvador/BA) http://douglasschmalz.tumblr.com/
PEDRO GAUDENZ (Bern - SUIÇA)
http://www.pedrogaudenz.com/
THAIS MOTA (Salvador/BA) http://thaismoa.tumblr.com/
GTV5
KATIA SPAGNOL (São Paulo/
SP) http://artekatiaspagnol.blogspot.com.br/
NILA CARNEIRO (Salvador/BA) www.nilacarneiro.com.br
PATRICIA CARMO (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/patriciacarmo/collections
GTV6
ANDRÉ GALO (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/andregalo
FÁBIO SAMPAIO (Aracaju/SE)
http://fabiosampaio.carbonmade.com/
SOLANGE VALLADÃO (Salvador/BA) http://sgvalladao.wix.com/fotos
GTV7
GABRIEL BOB (Salvador/BA) http://www.behance.net/gabrielbob
IGOR BRASA (São Paulo/SP) http://cargocollective.com/brasa
RAMON GONÇALVES (Salvador/BA) http://cargocollective.com/ramongoncalvez
GTV8
EL SIKE (ARGENTINA) http://www.sike.com.ar/
JULIANA BESTETTI (Salvador/BA) http://julianabestetti.wix.com/site
KAIRO (Salvador/BA) http://toucheexclamacao.tumblr.com/
GTV9
ALAN ALVES (Salvador/BA) http://cargocollective.com/alanalves
FABIANO GUMMO (Porto
Alegre/RS) http://cargocollective.com/fabianogummo
NELY O. (Salvador/BA) http://www.flickr.com/photos/nelyoliveira/
GTV10
DENISSENA (Salvador/BA) http://www.denissena.com/
FERNANDO GOMES (Salvador/BA) http://fernandogomesft.tumblr.com/
IGOR ANDRADE (São Paulo/SP)
http://igordeolho.carbonmade.com/
O processo criativo terá início no próximo dia 01 de março e os resultados finais serão apresentados durante o Festival COME BACK ROCK’ROLL que acontecerá em Lençóis, região da
Chapada Diamantina/ BA em data a ser divulgada.
Mais infos: http://projetocollab.blogspot.com.br/
Novas doses da crítica de artes baiana
Está online um novo espaço de debate sobre as produções artísticas do estado.
Através do
Programa de Incentivo à Crítica de Artes, a Fundação
Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de
Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o periódico Cítrica, que terá sua versão impressa distribuída gratuitamente, além de um blog (www.fundacaocultural.ba.gov.br/citrica),
onde o PDF do jornal e conteúdos extras poderão ser acessados e
comentados pelo público. Desenvolvida em processo colaborativo entre
profissionais que cursaram a Oficina de Qualificação em Crítica,
realizada no final de 2012, e a equipe da FUNCEB, a publicação reúne
textos e ilustrações críticas, contribuições de convidados, entrevistas e
outros materiais sobre a produção da crítica na Bahia.
Com previsão de quatro edições mensais financiadas pela FUNCEB, o Cítrica tem uma tiragem de 6.000 exemplares, parte dela encartada no Diário Oficial do Estado da Bahia.
“A proposta é que esta iniciativa colabore para a abertura de novos
espaços de difusão da crítica de artes na Bahia e que os envolvidos
possam trabalhar para que o periódico se estruture como um projeto
independente e autossustentável, tendo em vista o fortalecimento do
campo da crítica no estado”, explica Alexandre Molina, diretor das Artes
da FUNCEB.
Na edição de estreia, tem críticas dos participantes Marilda
Santanna, discutindo a música brega e os padrões do que é “bom gosto”;
Cadu Oliveira, falando do Abraçaço, novo disco de Caetano
Veloso; Giovana Dantas, analisando a primeira exposição da artista
visual Laura Vinci no Norte/Nordeste, montada no Museu de Arte Moderna
da Bahia (MAM-BA); e Arlon Souza, tratando de Dô, mais recente
espetáculo do Bando de Teatro Olodum. Também há um texto do convidado
Marcelo Rezende, atual diretor do MAM-BA, que participou como orientador
da oficina e que outra vez discute: o que é a crítica?
Para completar, os leitores vão encontrar críticas ilustradas numa tirinha de Thomas, o Rato de Cinema,
de Amanda Aouad e Ari Cabral, e numa charge de Santil. Eles enviaram
voluntariamente seus trabalhos, atendendo a uma chamada da FUNCEB para
garantir na publicação também o espaço de difusão da tradicional forma
de questionar e criticar as realidades sociais através de ilustrações.
Chargistas, quadrinistas, cartunistas e ilustradores interessados em
divulgar seus trabalhos nas próximas edições do Cítrica podem enviar as imagens para o e-mail citrica.artes@funceb.ba.gov.br,
explorando temas relacionados às artes. Da mesma forma, autores baianos
de críticas que queiram publicar seus textos podem acessar o
regulamento no blog, baixar o formulário padrão, preencher e enviar para
o mesmo e-mail. A segunda edição do periódico recebe materiais até o
próximo dia 3 de março.
Boardilla #7
A Revista de arte traz em sua sétima edição online os seguintes artistas: Rinat Shingareev, Cecilia Tamplenizza, José Luis, Davide Disca, Anderson Santos, Péricles Mendes, Tito Oliveira, Antonio Rodrigues, Elena Mocchetti.
Clique e confira o altíssimo nível neste LINK.
Reconvexo | Inscrições abertas
I Festival Nacional de Video-Projeções Mapeadas e Interativas
O Reconvexo é um evento nacional
que tem como foco as vídeo-projeções digitais interativas e suas aplicações.
Iniciar uma trajetória de intercâmbio de projetos e experiências na área de
vídeo-projeções mapeadas (Mapping), e contribuir para o desenvolvimento do
estudo e prática desse meio artístico no país.
Um evento que propõe resignificar espaços arquitetônicos,
exibir trabalhos de artistas, designers, arquitetos, entre outros profissionais
e interessados e incentivar a criação de obras contextualizadas no Recôncavo da
Bahia.
Será realizado entre os dias 11 e 18 de abril de
2013, nas cidades de Cachoeira e São Felix, Recôncavo Baiano, e em sua
programação contará com oficinas, palestra, vídeo-projeções em ambientes
externos e instalações em galeria com visitas guiadas e monitoria disponível
para atender à comunidade.
A técnica de Mapping se aplica
através de vídeo-projeções configuradas conforme as características de cada uma
das superficies onde será exibida, trazendo outro significado, textura e imagens
ao espaço físico escolhido. Pode ser realizada em ambientes urbanos, objetos,
fachadas arquitetônicas, esculturas, entre outras inúmeras posibilidades,
estabelecendo relação direta com a geometria da superfície na qual está sendo
projetada. É uma técnica que surgiu em contraponto ao formato da tradicional
tela de projeção, uma experiência de cinema expandido, de grande potencial
artístico e comercial, e um amplo campo de pesquisa e criação.
Infos completas: http://reconvexo.com.br/
Sensorium: do mar para o rio
No universo da cultura digital, projeto
ocupa Salvador e Cachoeira com arte tecnológica em favor do meio
ambiente
Criar um dispositivo móvel
sensorial para interagir com o meio ambiente, com a arte tecnológica
e, especialmente, com as pessoas. Este propósito do projeto
Sensorium: do mar
para o rio, à
primeira vista, pode soar complicado, mas é justamente a capacidade
de amplo acesso que fundamenta sua concepção. Enquanto
artistas-programadores experimentam maneiras de concretizar um
aparelho que possa medir dados relativos à qualidade da água e do
ar, todas as descobertas são compartilhadas com o público através
do site www.ecoarte.info.
A intenção é que o dispositivo produzido permita que pessoas não
ligadas à pesquisa científica possam experimentá-lo e compreender
os conteúdos por ele gerados. Este diálogo e repartição de modos
de fazer ciência são princípios fundamentais do desenvolvimento da
cultura digital, universo em que a iniciativa se insere.
E onde a arte entra nesta história?
Ela está em cada argumento, em cada passo. Primeiro, porque quem
está botando a mão na massa subverte as práticas de engenharia e,
de modo artesanal, faz isto como quem cria um objeto artístico. O
dispositivo não é apenas técnico, mas também feito com esmero
estético, sem que pareça um artefato científico, e sim algo que
preza pela apresentação visual e pela mobilidade – e que possa
ser recriado por outros que desejem trabalhar com inovação,
percepção, conscientização, mobilização. Afinal, a arte advém
destes elementos e se manifesta em tão diversificados meios, se
valendo de criatividade e ideias, noções muito presentes no
Sensorium.
Segundo porque o dispositivo não
será simplesmente colocado no ambiente para que alguém de longe
possa consultar os números que ele vai indicar. Sim, ele será
utilizado para medir, sentir e interpretar o meio ambiente, com
sensores apresentando dados que serão captados e visualizados em
tempo real. Ocorre que sua inserção será acompanhada por uma série
de ações, oficinas e performances artísticas de interação com o
espaço público e a comunidade, com presença de convidados ligados
às pautas do projeto, nas duas cidades em que ele se instala,
durante três dias em cada uma delas: Salvador (19 a 21 de fevereiro)
e Cachoeira (25 a 27 de fevereiro), capital e município do Recôncavo
da Bahia, incluindo o trajeto fluvial entre elas (23 e 24 de
fevereiro). Em meio às intervenções urbanas, debates e reflexões,
cidadãos vão experimentar o uso do dispositivo e ser estimulados a
perceber o ambiente que os cerca.
Daí vem a fase de agrupamento,
tradução e avaliação dos resultados obtidos. Durante três meses,
o trabalho de interpretação e visualização de dados será
norteado pela busca de formas artísticas e populares de
disponibilizar os seus saldos ao grande público. O que os números
dirão e registros de todo o processo, em vídeos e documentações,
além dos dispositivos expostos à curiosidade de visitantes, vão
então ser reunidos numa mostra no Museu de Arte Moderna da Bahia
(MAM-BA), em julho. Para completar, um DVD vai ser lançado com o
intuito de reunir todo este conhecimento, numa tiragem de 500
unidades a ser distribuída para centros de pesquisa, acervos
públicos, ONGs e espaços culturais relacionados à arte e à
tecnologia.
Coordenado por Karla Brunet,
Sensorium: do mar
para o rio foi
contemplado pelo edital Culturas
Digitais 2012,
promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através de
sua Assessoria Especial em Culturas Digitais e Juventude. O projeto é
realizado no Grupo Ecoarte, do Instituto de Humanidades, Artes e
Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia
(IHAC/UFBA), que, desde 2009, trabalha com arte e tecnologia, tendo o
mar como objeto de estudo e a cartografia como inquietação
artística. Agora com Sensorium,
o mapeamento, o meio ambiente e a água permanecem, desta vez
chegando às águas doces do rio.
AÇÕES EM
SALVADOR E CACHOEIRA – E ENTRE SALVADOR E CACHOEIRA
Sensorium
promove neste mês de fevereiro experimentações com a comunidade de
Salvador e Cachoeira, as duas cidades em que o projeto se instala,
além do trajeto de barco de um lugar a outro.
Na capital, as ações têm
curadoria de Jean Cardoso, coordenador de produção do Oi Kabum!
Escola de Arte e Tecnologia, local que servirá como base das
atividades, que serão realizadas entre 19 e 21 de fevereiro. Daí
vem a viagem, nos dias 23
e 24, cujo percurso
sai do mar para o rio, com pernoite em Maragojipe, já com o
dispositivo em funcionamento, coletando dados e criando o mapa de
ligação das duas localidades. Chegando ao município de Cachoeira,
os trabalhos ocorrem no Centro de Artes, Humanidades e Letras da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), sob
curadoria de Fernando Rabelo, professor da UFRB, entre 25 e 27 de
fevereiro.
A programação se formata como uma
oficina teórico-prática, com participação de 24 pessoas de áreas
multidisciplinares em cada município, selecionadas pelo interesse
por arte, tecnologia e meio ambiente. Além de focar nos conteúdos
do Sensorium,
especialmente a água, seus usos, características e sensações, a
oficina vai tratar de questões ambientais como lixo e reciclagem,
criação artística e intervenção urbana.
Em Salvador, no primeiro dia, o
dispositivo será apresentado aos alunos, com explicitações de como
foi feito e de como funciona. Também serão criadas vestimentas com
objetos com LED (sigla de Light
Emiting Diode, o
diodo emissor de luz), que vão ser utilizadas pelos próprios
participantes numa saída com o dispositivo pelo Pelourinho. No
segundo dia, haverá um bate-papo com o artista e catador de lixo
Maverick, que também ministrará uma oficina para criação de obras
artísticas com lixo eletrônico, e uma nova intervenção no Centro
Histórico, com olhar centrado no tema lixo. Já no terceiro e último
dia, a performance percorre um percurso do Pelourinho ao Porto da
Barra, interagindo com pessoas, com o ambiente e com as águas
encontradas pelo caminho – ainda que escondidas por detrás de
grandes construções.
A CRIAÇÃO
DO DISPOSITIVO, SEUS PRINCÍPIOS E TECNOLOGIAS
A criação do dispositivo – a
obra artística em si, o objeto de experimentação artística e
tecnológica – está sendo realizada na sede do Grupo Ecoarte
(IHAC/UFBA), cuja equipe, sob curadoria de Toni Oliveira, participa
do trabalho colaborativo. Os envolvidos nessa etapa possuem larga
experiência no desenvolvimento de dispositivos DIY (Do
It Yourself, o
emblemático preceito empreendedor do ‘faça você mesmo’ nascido
com o movimento punk da década de 1970), bem como de programação
computacional. Também há profissionais fazendo consultoria de
design de interface, imagem e audiovisual, design sonoro,
programação, eletrônica, artes visuais e oceanografia física.
Os princípios orientadores são a
priorização do uso de tecnologias (software e hardware) livres e a
facilidade operacional do dispositivo e da leitura e interpretação
dos conteúdos por ele gerados, a despeito de trabalhar com dados
complexos como os ambientais.
O uso do microcontrolador Arduino
(hardware livre) permitirá a conexão simultânea dos diversos
sensores de leitura (temperatura do ar e da água, umidade relativa
do ar, oxigênio dissolvido, raios UV, níveis de intensidades
sonoras, níveis de CO2
etc.) a dispositivos de interpretação desses dados para sua
visualização (notebooks, tablets e celulares). Algumas das
linguagens de programação usadas para o desenvolvimento dos códigos
instalados nos arduinos e tablets são Wiring, C++, Java e
Processing, que possibilitam a utilização dos códigos em sistemas
operacionais diversos, além de serem softwares livres.
SERVIÇO:
Ações e intervenções
artísticas em Salvador
Base das ações: Oi
Kabum! (Pelourinho)
Quando: 19
a 21 de fevereiro (terça a quinta), 13 às 21 horas
Viagem de barco entre Salvador e
Cachoeira
Quando: 23
e 24 de fevereiro (sábado e domingo, pernoite em Maragojipe)
Ações e intervenções
artísticas em Cachoeira
Base das ações: CAHL/UFRB
Quando: 25
a 27 de fevereiro (segunda a quarta), horário a confirmar
Site: www.ecoarte.info
Realização: Karla
Brunet/ Grupo Ecoarte
Apoio:
Secretaria de Cultura
do Estado da Bahia,
através do edital
Culturas Digitais
2012
POWER TRIOS VISUAIS | COLLAB
O VISIO. convida
artistas do Brasil e exterior – designers, ilustradores, fotógrafos
(incluindo aqueles que já participaram de edições anteriores) para
integrar o núcleo da sua nova edição do Projeto COLLAB: criação colaborativa em rede.
A idéia central é a formação de “power trios visuais” para criação de posters temáticos inspirados no Festival de Rock que acontecerá em Lençóis, região da Chapada Diamantina/ BA no
final de Março de 2013. As obras serão expostas num palco-galeria e
divulgadas sem fins lucrativos no circuito do referido evento além dos
nossos canais virtuais.
Interessados devem enviar link de portfolio online atualizado com o título “POWER TRIOS VISUAIS” até o próximo dia 20/02 para visioponto@gmail.com
Saiba mais: http://projetocollab.blogspot.com.br/
Saiba mais: http://projetocollab.blogspot.com.br/
MUROS em Salvador
O projeto Muros: Territórios Compartilhados terá uma nova edição, desta vez
em Salvador (BA) e no formato de residência artística.
Criadores de todo o Brasil, inclusive estudantes e residentes em
Salvador (BA), podem se inscrever, até 16 de março, pelo site muros.art.br/
Serão selecionados 7 criadores, e cada um receberá R$ 3.000 para realizar o
trabalho, além de passagens aéreas e hospedagem na capital baiana.
Notícias do SACATAR
O Instituto Sacatar dirige um programa internacional de residência para
artistas na sua sede na Ilha de Itaparica, que fica na Baía de Todos os
Santos na região metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil.
Para ficar por dentro das suas atividades assim como convocatórias são publicados com regularidade boletins informativo. Acesse www.sacatar.org
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