Exposição EXÓTICA



RV Cultura e arte recebe a exposição inédita Exótica do artista plástico Samuel Casal.

Já está aberta a mostra é composta de painéis entalhados com gôivas, técnica utilizada na construção da matriz da xilogravura, e pintados com processos experimentais desenvolvidos pelo próprio artista. São obras únicas, nas quais Casal investiga a naturalidade dos gestos, dos movimentos intuitivos de seu traço, misturando técnicas distintas embora complementares. “O resultado são construções tanto abstratas quanto figurativas, através de texturas orgânicas, que remetem a uma estética primitiva, baseada mais no instinto que no domínio das técnicas envolvidas”, explica o artista.





Conhecido por trabalhos incríveis em entalhe, xilogravura e desenho editorial, Casal já teve suas criações expostas e publicadas no Brasil, Itália, Espanha, México, França, Alemanha e EUA. Mais recentemente assinou as ilustrações do livro Dom Quixote (Companhia das Letras), que lhe rendeu o Prêmio Jabuti e uma Menção Honrosa na Bienal Brasileira de Design Gráfico, além de um painel em grande formato comissionado para loja conceito da marca Nike no RJ, e também os relevos presentes na abertura da novela “Velho Chico” (Rede Globo).






O artista realizou também uma oficina avançada de entalhe e pintura livre. O objetivo da atividade foi a elaboração e construção de um painel coletivo com múltiplas peças, utilizando o entalhe com gôivas (xilogravura) aliado a técnicas experimentais de pintura com spray, rolo de borracha e tinta gráfica. Os participantes tiveram a chance de trabalhar lado a lado com o artista, desenvolvendo uma peça única e colaborativa.





(Fotos: May)

SERVIÇO
Exótica, exposição de Samuel Casal
Visitação gratuita até 10/09/2016
RV Av. Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho
(71) 3347-4929