CONVOCATÓRIA NOVAS POÉTICAS 2017




O Novas Poéticas é um programa de exposição de arte contemporânea anual que surgiu no Rio de Janeiro em 2014 e acontece anualmente através de convocatória destinada aos artistas-pesquisadores.

Deslocamentos e a criação de redes de diálogo entre estudantes-pesquisadores das diversas regiões do País são questões a serem expandidas, com o desejo de romper com um possível confinamento, experimentando novas possibilidades de trocas entre criadores em contextos locais diversos – porém, estabelecendo conexões efetivas – o projeto busca alcançar mais uma vez a produção e a investigação da diferença por meio de cartografias nômades, integrando diferentes protagonistas que estabelecem colaborações em produções que convergem entre a prática artística, a pesquisa acadêmica e a produção autônoma em diferentes Estados. 

O programa de exposição chega a quarta edição em 2017, desta vez, novos articuladores irão compor o projeto na cidade de Salvador, na Bahia. Artistas-pesquisadores de todo Brasil podem participar da convocatória aberta até 29 de julho.
Além da exposição coletiva que acontecerá este ano no mês de setembro em Salvador, o Novas Poéticas retorna ao Rio de Janeiro em outubro para desdobrar uma nova proposta: 5 artistas convidados irão compor um programa de Solo Projects simultâneos em diálogo com curadores-pesquisadores na cidade.

Para ampliar questões como diferença e a diversidade dos espaços que o Novas Poéticas visa investigar/inaugurar anualmente com suas propostas, pensaremos esta edição sob o prisma do conceito de cosmopolítica, iluminados pelas noções desdobradas por Isabelle Stengers.
Na contramão da ideia de um saber universal ou de uma prática generalista, buscamos, justamente, percorrer os espaços por meio de ações concretas, onde praticantes operam no real, de encontro com experiências intrínsecas aos seus espaços. Esta ideia, contudo, está muito além de meras práticas conscientes, mas são modos de experiências que estão sendo gestadas, no limiar de uma instauração.
A cosmopolítica seria então, um saber tecido a partir do sensível, da comunicação entre espaços, sujeitos e objetos distintos, tomando a imaginação, sobretudo, como um dispositivo de conhecimento ou da constituição de possíveis através da investigação das diversas posições no mundo, e dos lugares que se ocupam.
É neste desconhecido que o Novas Poéticas se reinventa a cada ano, no exercício de inaugurar sentidos nas articulações eventualmente produzidas através de suas ações, evitando sempre um mero perspectivismo. A proposta cosmopolítica, aqui, se dá por meio do reconhecimento de uma miríade de sujeitos, de seus respectivos mundos, e no que podemos possibilitar como experiência inventiva.

O edital completo e a ficha de inscrição se encontram no site:

Contato: projetonovaspoeticas@gmail.com