MARÉ | Releituras Estéticas sobre o mar



A Galeria José Guilherme Merquior do Centro Cultural Brasil-México (Embaixada do Brasil), juntamente com o Programa Flotar, realizará a exposição MARÉ: Exposição Artística, Repetição Estética 1ª Edição, de 6 de março a 6 de abril de 2018, em a cidade do México. A ação artística é baseada em manifestações culturais brasileiras.

A exposição sintetiza como o mar pode evocar, perpetuar a palavra, o símbolo e a forma, através do encontro e trabalhos de artistas brasileiros da cidade de Salvador (Bahia) e Aracajú (Sergipe), entre os quais se destaca o artista sonoro de Andi Sena, Attila historiados e artista sonoro, Davi Caramelo, artista visual da Bahia, Felipe Rezende, artista visual, Yohanna Marie, artista e artista visual, MAY (artista visual e sonoro) + JUNIX ((músico e produtor), Mayara Ferrão, artista visual, artista Kauam Pereira artista e artista visual, designer Luma Flores e Samuca Santos, artista visual e artista de arte urbana, suas obras são baseadas em técnicas misturadas, serigrafia, pintura, instalações, aquarelas, instalação de video, arte sonora e foto-performances e questões de endereço em torno do tópicos sobre o mar e outras variações com o cotidiano, a cultura e a memória.
Seus trabalhos são baseados em técnicas misturadas, serigrafia, pintura, instalações, aquarelas, instalação de video, arte sonora e foto-performances, e abordar questões relacionadas ao mar e outras variações do cotidiano, da cultura e da memória.

MARÉ é uma mistura entre o natural (mar) e o ontológico (sujeito), em uma releitura artística contemporânea. Refletindo sobre o trabalho Yemanja, (serigrafia) do artista baiano Davi Caramelo, "configura e exalta a divindade feminina, rainha das águas salgadas, do culto afro-religioso da Bahia, em uma reinterpretação constante das identidades coletivas imaginárias e africanas em Brasil e seus aspectos diaspóricos ".
Além da exposição artística, um programa educacional será integrado a workshops, conferências, mediações e uma série cinematográfica brasileira cujos filmes têm como tema ou sub-tema o mar e as relações étnico-raciais no Brasil. Barra Vento, do renomado cineasta brasileiro Glauber Rocha, Copacabana Mon Amour de Rogério Sganzela e outros estarão em exibição.



Produção: Centro Cultural Brasil-México (Embaixada do Brasil) e Programa Float.
Curador e Expiação: Juci Reis e José Vázquez
Programação educacional: Kauam Pereira
Direção: Ana Gilka Duarte
Datas: 6 de março a 6 de abril de 2018
Horário: das 09:00 da manhã às 7:00 da.m.
Entrada livre
Galeria José Guilherme Merquior do Centro Cultural Brasil-México
San Francisco 1220, Colonia Insurgentes San Borja, Benito Juarez
CDMX, México