OVERLOOK na Galeria ACBEU




Os lugares estão impregnados de humanidade e de paixões, e sob essa luz devem ser compreendidos, analisados e planejados. [...] paisagens das sensações e dos sentimentos: novas abordagens geográficas que se integram àquelas tradicionais.  (Beatriz Helena Furlanetto)


OVERLOOK integra a pesquisa de Andrea May para aprofundamento do tema “Ruídos no Percurso: uma tradução intersemiótica em processos artísticos na estética do ruído, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia.

A obra parte do fluxo e refluxo dos resíduos, das práticas acumulativas e outros paradigmas, tal como a efemeridade das coisas. Estados de instabilidade retratados através de sistemas entrópicos.
Nos limites da matéria e dos elementos que ocupam o espaço e questionam a fragilidade da superfície, nas formações de pertencimento e caos; excesso e precariedade; refugo e poesia visual, os ruídos da Terra como manifestações de poder.

OVERLOOK é uma instalação embasada no conceito refuse (reutilização de descartados), a partir da coleta e tratamento de materiais diversos, orientado por questões estéticas onde o consumo ideológico alerta sobre uma perspectiva de paisagem cuja situação é imersiva. Objetos que alimentam sistemas de vulnerabilidade e contradições. Os fragmentos destas paisagens propostas são sedimentados por meio de ações performáticas como o noise turntablism (arte de criar efeitos sonoros com discos de vinil) que acontecerá na noite da abertura.


Andrea May é artista visual e sonora, curadora independente e mestranda em Processos Criativos em Artes Visuais – PPGAV/UFBA. http://www.andreamay.com.br

Raoni Gondim é artista-pesquisador em linguagens visuais contemporâneas, professor EBA/UFBA, doutorando em Processos Criativos em Artes Visuais - PPGAV/UFBA. 



Serviço

O que: Exposição Overlook
Quem: Andrea May
Quando: abertura, sexta, 20 de abril, das 19h às 22h; visitação de 23 de abril a 19 de maio, de segunda a sexta, das 14h às 20h
Onde: Galeria Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória
Informações: (71) 3444-4411 - www.acbeubahia.org.br